7 motivos para não pegar dinheiro com agiotas

foto agiotasO Jornal Estado de Minas (18/05/2009) noticiou que a crise financeira e o desemprego tem feito a população recorrer, cada vez mais, à figura do agiota. Sem registro e alheio à legislação financeira, o agiota aproveita-se de um momento de desequilíbrio financeiro da pessoa para lhe conceder um empréstimo a taxas absurdamente altas. Antes de procurar esta fonte de empréstimo, é bom tomar muito cuidado!

 

 

É muito difícil criticar as pessoas que buscam nesta fonte, o dinheiro para solucionar os problemas urgentes, que lhes tiram o sono. Não gosto de criticar porque sei que estas pessoas fazem isso por ignorância total de como esta atitude pode lhe causar consequências muito mais graves depois.

Se o problema é ignorância, ou seja, falta de conhecimento, então meu papel, como consultor de finanças pessoais, não é criticar, mas sim informar os motivos que a pessoa deve ficar bem longe deste tipo de empréstimo.

Antes de mais nada é fundamental entender que tomar dinheiro com um agiota é apenas a ponta do “iceberg”, ou seja, existe um descontrole financeiro que levou ao endividamento que gerou a necessidade de pegar o dinheiro com o agiota. Depois de “apagar o incêndio” e quitar a dívida com o agiota, a pessoa deverá refletir e estudar quais atitudes do seu padrão de comportamento financeiro o levaram às dividas e portanto quais hábitos da sua educação financeira devem ser re-programados. (no livro “EU QUEBREI E DEI A VOLTA POR CIMA” eu explico melhor este tema)

Se você está com problemas financeiros e pensa em pegar dinheiro com agiotas, pense duas vezes:

  • Os juros são muito altos – Ninguém consegue pagar 10% de juros ao mês (ou mais) e manter seu orçamento equilibrado.
  • As garantias exigidas são exageradas – Eles costumam solicitar muito mais que o valor emprestado em garantia (carros e até imóveis)
  • Não são fiscalizados – Isso quer dizer que não se submetem a nenhuma norma ou órgão de fiscalização e criam suas próprias regras que só favorecem a eles próprios
  • É perigoso – Existem casos em que a cobrança das dívidas é feita com ameaças físicas
  • Mudam as regras quando lhes convém – Se eles percebem que você está com dificuldades eles aumentam as taxas e penalizam ainda mais o devedor e não há como recorrer legalmente
  • Não vai resolver o problema – Na maioria dos casos o dinheiro do agiota não resolve o problema, mas causa outro
  • São ilegais – Não pagam impostos, não possuem registro e não pensarão duas vezes antes de prejudicar o devedor caso algo não saia como o esperado.

Dicas – Antes pegar dinheiro com o agiota:

  • Procure vender algum patrimônio para pagar a dívida
  • Pense como negociar suas dívidas para não precisar tomar dinheiro emprestado
  • Pense em outras fontes de receita como um trabalho extra
  • Caso não tenha outra alternativa, tome o empréstimo em um banco
  • Se tiver que tomar dinheiro com agiota, pegue o menor valor e pague o mais rápido que conseguir
9 respostas para 7 motivos para não pegar dinheiro com agiotas

  1. JADIR CID SIMÕES disse:

    Estudando dados para movimentar uma tese defensiva em plenario de Juri, a respeito de crime ocorrido em virtude da pratica da agiotagem, encontrei no seu artigo sinais de aproveitamento para tal missão. No entanto, não consegui encontrar na livraria o seu trabalho denominado “EU QUEBREI E DEI A VOLTA POR CIMA”, pois, gostaria de melhor conseguir os argumentos de sua explicação.

    Assim sendo, gostaria de saber como fazer para adquirir aludido exemplar, para ilustração dos debates orais.

  2. Baiano disse:

    Amigo quando o cara vai pegar um dinheiro com um agiota e porque ele ja ta atolado, com nome no SPC, Serasa e etc…
    como e que ele vai pegar dinheiro com banco?
    Com parentes e mais dificil ainda que no Banco. kkkkk

  3. JADIR CID SIMÕES disse:

    estou aguardando resposta de como conseguir o exemplar de seu livro.

    Obrigado.

  4. JADIR CID SIMÕES disse:

    Ilustre.

    Com certeza vc já me respondeu, quando da solicitação do meu exemplar, para forma tese defensiva no juri. No entanto, eu já fiz o deposito na agencia do Bradesco conforme solicitado.

    O deposito foi no dia 11/11/ ás 15.29, para a conta indicada, ou seja: Ag. 0465, conta 0118551-9, e, agencia acolhedora 0414 n.SEQ. 01304 TERM:110 AUT 589.

    No entanto, na medida do possível, queira me ajudar, adiantando o quanto antes, para receber a sua obra, pois, tenho certeza qua vai de muita valia.

    Abraços, e torno a indicar o meu endereço, como sendo.

    Avenida Jeronimo Monteiro, n.º 124, sala 402, Ed. Santa Monica, Vitória-ES. CEP 29010-002.

  5. marcos disse:

    mataram um agiota onten, em Jaboatao dos Guararapes Prazeres PE.

  6. eu estou iniciando no forex eu preciso de uma quantia emprestada pra ser paga apos 45 dias mas sem consulta a spc e serasa e pagar com meu cartão pre visa international a quantia é relevante ao montante de 5 mil dolares

  7. HG disse:

    Ola, bom eu estou pensando eu pegar dinheiro com agiota por que eu vou ser pai aos 19 anos e vou morar junto a minha futura esposa que atualmente é minha noiva bom motivo de pegar é para pagar um aluguel de 300,00 reais e comprar uns moveis total do emprestimo de 2,700,00 reais vou pagar 30% do valor 300,00 por mês eu trabalho e ganho por dia de 30,00 â 50,00 dá para eu pagar mas claro tenho medo preciso da sua ajuda o que eu devo fazer preciso mesmo da sua opniao espero sua resposta abraçaaao

    • Paulo Adriano disse:

      Caro Hugo,

      Nunca se deve fazer uma dívida para pagar contas mensais como aluguel. Elas devem ser pagas com a renda mensal do casal. Se vc tem um trabalho e ganha até 900,00 mensais como disse, use apenas esse dinheiro para pagar o aluguel. Aperte um pouco mas não se endivide por isso.
      Quanto aos móveis, as lojas de móveis oferecem parcelamentos mais vantajosos que os recursos de um agiota. Tente nogociar prazo com a loja. Faça um parcelamento usando um cheque pré-datado se for preciso mas evite tomar dinheiro com o agiota. Como eu já disse, os juros que eles combram é muito alto e é difícil sair deles depois. Sucesso e parabéns pelo bebê!

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

