Do limão à limonada

Prezados amigos,

Muitos sabem que sou consultor de finanças pessoais.

O que pouca gente sabe é que me tornei um estudioso do comportamento finaceiro em função de uma necessidade própria que a vida me impôs.

Em março de 2000 eu tinha uma empresa e prestava serviços para uma grande seguradora do mercado. Estava vivendo um momento bastante próspero. O faturamento da empresa era crescente, meus resultados do negócio eram bons e consequentemente eu tinha uma boa retirada mensal.

Me adaptei facilmente a tudo que o dinheiro podia me oferecer de conforto. Carros novos, viagens e festas eram normais naqueles dias.

Naquela época aprendi com meu próprio erro que só podemos ter uma certeza na vida:

Que o futuro é totalmente incerto!

Naqueles dias fui chamado na seguradora que era minha parceira de negócios para ser comunicado que meu contrato seria rescindido. Na verdade todos os demais prestadores que atuavam como eu iriam ter seus contratos cancelados simplesmente porque havia tido uma mudança na política interna da empresa.

Eu tinha 12 funcionários, e uma loja alugada. E minha receita seria reduzida, de um dia para o outro, praticamente a zero com o fim daquele contrato.

Só quando me vi diante daquela situação é que percebi que apesar de ter ganhado dinheiro por um bom período com minha empresa eu não tinha formado nenhuma reserva para eventuais imprevistos.

Minha vida virou de pernas para o ar! Demiti os funcionários, devolvi a loja e pelos dois anos seguintes eu praticamente não fiz outra coisa que não fosse tentar liquidar minhas dívidas e manter-me vivo para dar a volta por cima.

Eu sabia que tinha agido de forma errada na condução da minha vida financeira, mas não sabia exatamente onde estavam estes erros. Foi nesta época que comecei a devorar toda a literatura disponível no mercado sobre finanças pessoais. Lí mais de 12 livros seguidos do tema e quando não havia mais literatura no mercado nacional eu busquei autores americanos e artigos na internet que também abordavam o tema.

Vale lembrar que sete anos atrás não havia tanta informação no gênero como existe hoje.

Aos poucos fui entendendo que eu tinha um padrão de comportamento financeiro que me foi passado pelos meus pais e por várias outras influências que recebi ao longo da vida como meus empregos e amigos.

Como existiam erros neste padrão de comportamento financeiro, mesmo que eu resolvesse um problema em um determinado momento, este problema iria se repetir no futuro, pois o comportamento que levava ao erro permanecia dentro de mim.

Com o estudo realizado eu comecei a identificar estes erros e a reprogramar o meu padrão de comportamento finaceiro.

O curioso é que quanto mais conhecimento eu passei a acumular, mais eu percebi o quanto as pessoas tinham carência de informações nesta área.

Instintivamente eu começei a dar conselhos aos meus parentes e amigos, mas como eu estava vivendo uma situação financeira muito difícil, meus conselhos não tinham credibilidade. Foi realmente difícil saber que eu estava no caminho certo e ter que esperar por vários meses para ver o resultado da minha nova mente financeira aparecer.

Só com muito esforço, determinação e conhecimento eu consegui dar a volta por cima. Foram longos meses de trabalho para ver meus planos de zerar o endividamento se realizarem.

De todo este momento difícil, ficou a grandiosa experiência! Hoje eu ajudo centenas de pessoas a encontrarem o caminho que me foi tão custoso e que descobri praticamente sozinho e ainda ganho dinheiro para fazer isso.

Alguns podem estar curiosos de saber quais foram as medidas que tomei (concretamente) para reverter um quadro de endividamento e como eu disse, dar a volta por cima. Mas esta conversa vai ficar para uma outra vez.

Por tudo isso que vivi na prática posso dizer que eu tinha algo azedo como o limão nas minhas mãos e acabei o transformando em uma deliciosa e refrescante limonada.

Um abraço,

Paulo Adriano F Borges

Uma resposta para Do limão à limonada

  1. Carla de Lanna disse:

    Querido amigo Paulo Adriano, estou muito feliz por vc estar tão bem.
    Estou precisando de uma consultoria…
    Abraço e aguardo contato
    carla

Deixe uma resposta

