A Bolsa de Valores e a Imprensa

Gráfico Bolsa de Valores

Gráfico Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores de SP – Bovespa, que teve queda brusca em setembro de 2008, deixando praticamente todos os investidores de cabelos em pé, vem demonstrando nos últimos meses fortes índices de alta. Neste ano (jan a maio de 2009) a valorização superou 20%. Esta valorização já está atraindo a atenção da mídia que começa a indicar a bolsa como opção de investimento alternativo às baixas taxas de remuneração da renda fixa.

Concordo que a bolsa é uma boa opção se o investidor estiver de olho no longo prazo. O que, de fato, eu gostaria de abordar neste post é o papel que a imprensa tem na tomada de decisão dos investidores menos experientes.

Quando a imprensa noticia os altos ganhos ou as perdas significativas dos investidores de renda variável, apesar de expressar a mais pura verdade, contribui para criar um clima que a bolsa é um jogo. Ainda pior que isso, as notícias refletem uma realidade passada e que tem fortes probabilidades de mudar pelo efeito cíclico da economia. Quando todo mundo está ganhando dinheiro na bolsa não é mais a hora de comprar ações e sim de vendê-las. Por outro lado,quando as ações tiveram queda significativa, é hora de escolher papéis com bons fundamentos (ações de empresas sólidas) e comprar.

Se você só se interessa em investir em renda variável quando jornais e revistas estampam nas capas a euforia de ganhos, sinto lhe informar, mas você está “perdendo o bonde”.
Investir em bolsa requer uma estratégia de longo prazo. Quanto vou aplicar? Por quanto tempo? Qual retorno desejo? Qual risco estou disposto a correr?

Acompanhar a evolução das ações é importante, no entanto o foco para a tomada de decisão de comprar e vender deve ser no longo prazo. Segundo levantamento do Ibope feito para a Anbid, mais de 80% dos investidores no Brasil avaliam suas aplicações diária ou mensalmente, buscando antecipar principalmente com base em retornos passados, qual o melhor ativo para se investir ao longo dos próximos 21 dias úteis.

Essa visão de curto prazo tem levado pequenos investidores a deixar de operar em renda variável com medo das perdas momentâneas.

Fica a dica: Se você deseja obter ganhos maiores nos prazo de cinco anos ou mais, estude as opções de renda variável. Não tome decisões de investir nos momentos de euforia, ou incentivado por manchetes maravilhosas de jornais ou revistas. Mantenha uma parte (somente uma parte) dos seus investimentos regularmente na bolsa, só assim você irá aproveitar e se beneficiar com todos os movimentos em que a bolsa tiver fortes altas.
Um abraço
Paulo Adriano Borges

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: